II Congresso Brapep

O II Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde visa reunir pesquisadores, docentes, profissionais, estudantes e gestores públicos que lidam com a produção e uso de conhecimento para a promoção da saúde e prevenção de agravos à saúde, apoiados nos princípios da universalidade, integralidade do cuidado, interdisciplinaridade e redução das
iniquidades em saúde.

Serão apresentados trabalhos acerca de pesquisas e relatos de experiências profissionais em promoção da saúde e prevenção de agravos à saúde relativos aos eixos:

1. Temas gerais em prevenção e promoção da saúde: Políticas públicas de promoção da saúde e prevenção; Desenvolvimento e/ou adaptações de estratégias, programas e sistemas em prevenção e promoção da saúde; Implementação e avaliação de estratégias, programas e sistemas; Experiências realizadas em prevenção e promoção da saúde em múltiplos contextos: família, escola, equipamentos sociais, local de trabalho, comunidade, prática clínica e Estado; Experiências de ensino-aprendizagem e educação permanente em prevenção e promoção da saúde.

2. Participação comunitária: Intervenções baseadas na comunidade; Sistemas de prevenção comunitária; Participação social e saúde; Identidade social e pertencimento; Apego ao lugar / topofilia; Resiliência comunitária; Coesão comunitária; Saúde Comunitária; Movimentos sociais; Prontidão, capacidade e mobilização comunitárias; Democracia participativa; Pesquisa participativa baseada na comunidade.

3. Ambientes sustentáveis: Mudanças climáticas e saúde; Educação ambiental; Agroecologia e empoderamento comunitário; Segurança alimentar e nutricional; Segurança hídrica e saneamento; Escolas e universidades promotoras da saúde; Cidades saudáveis.

4. Justiça social: Equidade e saúde; Direitos humanos e saúde; Vulnerabilidade financeira e bem-estar financeiro; Interseccionalidades e saúde; Raça e saúde; Saúde dos povos tradicionais; Saúde e gênero; Saúde LGBTQI+; Imigração e saúde; Saúde no curso de vida.